Unstoppable Domains VS ENS: Qual é a melhor?

A Ethereum Name Service e a Unstoppable Domains são, sem sombra de dúvidas, as duas maiores plataformas do mundo de registo de domínios NFT.

Ambas oferecem diferentes vantagens e funcionalidades, mas também enfretam diferentes desafios.

Sendo assim, as pergunta mais comuns são:

“Em que plataforma devo registar o meu domínio NFT? Será que vale a pena registar em ambas?”.

É o que vamos descobrir.

Tabela de Conteúdos

Vamos começar:

O que é a Unstoppable Domains?

A Unstoppable Domains é uma plataforma que permite criar um endereço web ligado à blockchain semelhante a um URL – como joao.crypto ou empresa.zil, por exemplo – que traduz os endereços de uma carteira de criptomoeda num nome muito mais simples e legível por humanos.

Com mais de 750.000 endereços cunhados até à data, o Unstoppable Domains torna as transacções de criptomoeda na Web muito mais fáceis, fornecendo endereços Web simples que eliminam a necessidade de conhecer o endereço de chave pública de um destinatário, que contém uma longa e pesada sequência de letras e números.

O Unstoppable Domains também permite criar sites descentralizados que podem ser carregados no Sistema de Arquivos Interplanetários (IPFS), um sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos distribuídos peer-to-peer.

Ao contrário dos fornecedores de domínios web tradicionais, o Unstoppable Domains oferece controlo total sobre os domínios que cria.

Quando compra um domínio criptográfico através, torna-se proprietário dele para sempre, em vez de o alugar simplesmente.

Os Unstoppable Domains são suportados pela carteira Coinbase, MyEtherWallet, OpenSea e mais de 50 outras carteiras, trocas e dApps.

Os sites descentralizados do Unstoppable Domains agora podem ser visualizados nativamente nos navegadores Opera + Brave, por meio de uma simples alteração de DNS no Chrome e Firefox, e com nossa extensão Unstoppable no Chrome, Firefox e Edge.

Terminações

Na Unstoppable Domains, pode registar domínios NFT com as seguintes terminações:

  • .crypto
  • .nft
  • .x
  • .wallet
  • .polygon
  • .dao
  • .888
  • .zil
  • .blockchain
  • .bitcoin

O que é a ENS?

Tal como a sua rival, a Ethereum Name Service, ou ENS, oferece uma forma segura de traduzir a cadeia criptográfica de letras e números que compõem um endereço blockchain, neste caso da rede Ethereum, em nomes facilmente reconhecidos e legíveis por humanos.

Digamos, por exemplo, que o Manuel Sousa pretende vender uma cana de pesca que já não usa e ser pago em ETH.

Para que isso aconteça, o Manuel deve partilhar o seu endereço público Ethereum, composto por 42 caracteres hexadecimais, que pode ter o seguinte aspeto:

0xnsh6HBSjsjsu4982sjnw88729jnsbvia82jh399j

O comprador deve confirmar e validar este longo e complexo endereço.

A ENS resolve a confusão de ter de se lembrar de uma chave pública criptográfica e reduz as hipóteses de este endereço ser introduzido incorretamente.

Em vez disso, a ENS permite que os utilizadores de criptografia representem o seu endereço criptográfico com uma palavra ou frase memorável e legível por humanos, como manuelsousa.eth.

A nível mais técnico, a arquitetura da ENS é composta por dois contratos inteligentes: o registo e o resolvedor.

  • O registo do ENS consiste num único contrato inteligente onde se guardam todos os domínios e subdomínios disponíveis na plataforma ENS.
  • O resolvedor do domínio é responsável pelo processo efetivo de tradução dos nomes ENS em endereços e vice-versa.

O resolvedor ENS é o contrato inteligente no centro do serviço que traduz os nomes de domínio ENS legíveis por humanos para o endereço criptográfico correspondente e vice-versa.

Note-se que o ENS é um sistema hierárquico, semelhante aos actuais serviços de nomes de domínio comuns na Web e que permite ao proprietário do domínio controlar os seus subdomínios.

Isto permite que o proprietário de um domínio, como dominiosweb3.eth, crie outros subdomínios, como blog.dominiosweb3.eth.

Terminações

Na Ethereum Name Service, pode registar domínios NFT com a terminação:

  • .eth

Vamos agora analisar quais os aspectos a ter em conta para decidir em qual plataforma registar.

Aspectos a analisar

Os aspectos principais que deve ter em conta antes de comprar o seu domínio NFT são:

Preço

Naturalmente, o registo de um domínio na blockchain tem um custo. É importante não só comparar as fees a pagar, mas também o custo da renovoção do domínio NFT;

Funcionalidades

Nem todos os domínios NFT permitem fazer as mesmas coisas. É necessário analisar o que o domínio NFT lhe permite ou não fazer;

Grau de Descentralização

A blockchain foi desenvolvida para criar plataformas descentralizadas. É importante então quem tem o controlo da plataforma;

Potencial de Sucesso

Esta tecnologia é bastante recente, e há sempre o risco de uma das plataformas não vingar no futuro. Este é um ponto crucial a ter tem conta antes de investir.

Vamos agora comparar as duas plataformas tendo em conta os pontos mencionados.

FactorUnstoppable DomainsEthereum Name Service (ENS)
Preço
Funcionalidades
Grau de Descentralização
Potencial de Sucesso

Conclusão

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *